Speed ​​Six se tornou o Bentley de corrida de maior sucesso da história

03/08/2023 11:02 || Atualizado: 03/08/2023 11:02

Speed ​​Six se tornou o Bentley de corrida de maior sucesso da história

A primeira nova Speed ​​Six em 93 anos faz sua estreia global no Goodwood Festival of Speed ​​de 2023. O carro de corrida Bentley de maior sucesso de todos os tempos, o Speed ​​Six é considerado um dos Bentleys mais importantes da história. O mais novo Speed ​​Six - Car Zero - será usado em um programa de desenvolvimento que consiste em durabilidade do mundo real e testes baseados em pista, antes de ser contratado pela Bentley antes da construção de 12 carros de clientes - todos já vendidos.

Muito mais do que uma réplica, um carro de continuação é construído com os mesmos designs, usando os mesmos processos, do carro original que inspirou a série. A Speed ​​Six é a segunda Série de Continuação pré-guerra da Mulliner, a divisão sob medida e de construção de carrocerias da Bentley, seguindo a Série de Continuação Blower, que foi a primeira continuação pré-guerra já criada.

Uma extensa pesquisa foi realizada para garantir que o conteúdo do Speed ​​Six seja correto e autêntico, com foco particular na especificação e configuração dos carros originais para as 24 Horas de Le Mans de 1930. Foram usados ​​tantos desenhos originais quanto possível; com 80% dos originais encontrados através da WO Bentley Memorial Foundation. Os desenhos foram complementados por notas do mecânico original que detalhavam as mudanças entre as corridas de 1929 e 1930, juntamente com dados retirados da Speed ​​Six de 1930 da Bentley Heritage Collection e de um carro de corrida original de Le Mans de 1930, conhecido como Old Number 3.

Mais de 600 novas peças individuais foram necessárias para a criação do novo motor de corrida de seis cilindros e 6,5 litros. O teste inicial do dinamômetro mostrou que os primeiros motores desenvolveram 205 bhp em seu pico, dentro de 5 bhp do documentado para os motores originais ajustados para corrida em 1930.

Muitos dos materiais autênticos usados ​​na série Blower Continuation também foram utilizados para a Speed ​​Six, particularmente em vários elementos aparados. Os membros da equipe Mulliner revisitaram os arquivos do National Motor Museum em Beaulieu, Hampshire, a fim de oferecer cinco pinturas externas autênticas da Parsons. O Speed ​​Six Car Zero tem acabamento em Parsons Napier Green, com interior em couro bege.

O Speed ​​Six Car Zero foi construído nos últimos dez meses por uma equipe excepcionalmente qualificada de artesãos e especialistas da Mulliner. Tal como acontece com a Blower Continuation Series, um dos principais impulsionadores do programa Speed ​​Six é o desenvolvimento e retenção de habilidades modernas e tradicionais de construção de carrocerias, e a construção tem visto artesãos com décadas de experiência trabalhando ao lado da geração mais jovem para que as habilidades sejam transmitidas. O carro acabado é uma obra de arte, tendo sido inteiramente construído e aparado na oficina Mulliner na Bentley's Dream Factory em Crewe.

Nos próximos seis meses, os clientes terão a chance de discutir suas especificações com mais detalhes em sessões de comissionamento pessoal. Os clientes receberão um serviço de adaptação pessoal no segundo carro de desenvolvimento, conhecido como Speed ​​Six Factory Works, para garantir que cada carro seja construído de acordo com as necessidades de conforto de cada cliente.

O programa de validação do Speed ​​Six Car Zero é comparável ao do Blower Car Zero e incluirá o acúmulo de quilometragem no mundo real e duas simulações de corrida.


 

 

A história da velocidade seis

O Speed ​​Six se tornou o Bentley de corrida de maior sucesso da história, como uma versão de alto desempenho do 6½ Litro, e venceu Le Mans em 1929 e 1930 nas mãos de Woolf Barnato, Sir Henry 'Tim' Birkin e Glen Kidston.

WO A Bentley acreditava que a melhor maneira de aumentar a potência era aumentar a capacidade, ao contrário da fé de Tim Birkin na superalimentação. Ele, portanto, desenvolveu um novo motor maior para suceder o de 4½ litros. Com diâmetro de 100 mm e curso de 140 mm, seu novo seis cilindros em linha tinha capacidade para quase 6,6 litros. Na forma básica, com um único carburador Smiths de cinco jatos, magnetos duplos e uma taxa de compressão de 4,4:1, o 6½ litro entregava 147 bhp a 3500 rpm. 362 exemplos foram construídos na fábrica da Bentley em Cricklewood, norte de Londres, em uma variedade de chassis de diferentes comprimentos, dependendo dos requisitos de estilo de carroceria de clientes individuais.

O chassi Speed ​​Six foi introduzido em 1928 como uma versão mais esportiva do 6½ Litro. O motor foi modificado para liberar mais potência, com carburadores SU duplos, maior taxa de compressão e árvore de cames de alto desempenho, responsável por um aumento para 180 cv. O chassi Speed ​​Six estava disponível para clientes com distâncias entre eixos de 138 polegadas (3.505 mm), 140,5 polegadas (3.569 mm) e 152,5 polegadas (3.874 mm), sendo o chassi curto o mais popular. 182 modelos Speed ​​Six foram construídos entre 1928 e 1930, e os carros de corrida de fábrica foram construídos em uma estrutura de chassi de 134 polegadas (11'2").

A versão de corrida do Speed ​​Six tinha um motor desenvolvido com uma taxa de compressão de 6,1:1 e produzindo 200 bhp. Duas vitórias em Le Mans em 1929 e 1930 consolidaram o lugar do Speed ​​Six na história da Bentley, com a vitória de 1929 estabelecendo um novo marco para o domínio na corrida. Conduzido por Woolf Barnato e Sir Henry 'Tim' Birkin, um Speed ​​Six liderou desde a primeira volta até a bandeira quadriculada, seguido por uma procissão de outros três Bentleys. Um novo recorde de volta de 7:21 foi estabelecido por Birkin, tirando 46 segundos do melhor anterior e exigindo uma velocidade média de 83 mph, e ao cobrir uma distância de 2.844 km, um novo recorde também foi alcançado. Um desempenho tão dominante de um fabricante não foi visto novamente em Le Mans por quase 30 anos.

Resistência da vida real

O Speed ​​Six Car Zero, exibido no Goodwood Festival of Speed ​​de 2023, mostrará mais instrumentação que não será instalada nos carros dos clientes. Isso foi adicionado ao carro para dar suporte ao processo de validação e registrar muitos aspectos diferentes dos dados durante os próximos seis meses.

Com a construção do Car Zero agora concluída, um programa de testes de durabilidade no mundo real será iniciado. O programa de teste foi projetado para alcançar o equivalente a 35.000 quilômetros de condução no mundo real em 8.000 quilômetros de condução em pista. Intervalos de duração e velocidade gradualmente crescentes verificarão a funcionalidade e a durabilidade nas condições mais desafiadoras; dando confiança em futuros carros de clientes.

O primeiro carro do cliente começará a ser construído em outubro de 2023, e a série de 12 carros do cliente deve ser concluída até o final de 2025, com cada carro levando 10 meses para ser concluído.

Video