Mercedes-Benz usará baterias da BYD em seus novos carros elétricos

09/09/2023 09:01 || Atualizado: 09/09/2023 09:01

Modelos com a bateria Blade começam a ser produzidos em 2025

A Mercedes-Benz pretende lançar seus novos carros elétricos equipados com as baterias de lâmina 'Blade' da BYD. E de acordo com uma nova reportagem, a montadora premium alemã irá começar a utilizar as baterias da marca chinesa em seu próximo Mercedes-Benz CLA elétrico, que foi antecipado pelo CLA Concept. 

A publicação chinesa CBEA, especializada no mercado de baterias para veículos elétricos, informou que a Mercedes-Benz iniciará a produção de veículos elétricos com baterias BYD em 2025, citando uma fonte anônima da marca alemã.

O Mercedes-Benz CLA Concept foi apresentado durante o IAA Mobility 2023, em Munique. Ainda é um conceito, mas já adianta como será o próximo CLA elétrico, embora não tenha as especificações divulgadas. O que se sabe é que ele terá um alcance de 750 km WLTP e será sustentado por uma plataforma MMA de 800 volts. 

A ideia da Mercedes-Benz com o novo sedã elétrico é enfrentar diretamente a Tesla, algo que os modelos mais refinados e caros EQE e EQS não podem fazer. Nesse ponto, o novo sedã da Mercedes-Benz passará a utilizar baterias LFP Blade, mais baratas e que deixarão o modelo mais competitivo.

Ainda não está claro se a Mercedes-Benz usará a bateria Blade da BYD somente na produção dos carros elétricos vendidos na China ou também na versão internacional.

Desde 2020 há rumores sobre uma parceria para o fornecimento das baterias Blade, mas vale lembrar que a montadora alemã tem um histórico de cooperação com a marca chinesa que remonta a 2010, quando a Daimler estabeleceu uma joint venture 50:50 com a BYD chamada Denza.

A Mercedes - Benz saiu da joint venture em 2021 e a BYD tocou a marca sozinha, lançado três novos veículos elétricos desde o ano passado (D9 MPV e dois SUVs, N7 e N8). Além de utilizar a bateria Blade em seus próprios veículos elétricos, a BYD já fornece os acumuladores para montadoras como Tesla, Toyota e Kia, entre outras. 

Video