Novo Renault Twingo será o elétrico de R$ 100 mil da marca em 2025

16/11/2023 07:19 || Atualizado: 16/11/2023 07:19

Com proposta acessível, ele resgata muito do clássico e carismático hatch

Um dos mais carismático modelos da Renault, o Twingo tem espaço na história da marca francesa, especialmente com a primeira geração, um pequeno MPV com dimensões externas pequenas e espaço interno de classe superior e que chegou aos dias de hoje com a segunda geração, mecanicamente relacionada ao smart forfour e também disponível em uma versão 100% elétrica. Para ela, o momento da aposentadoria está próximo, mas não será um adeus.

A notícia de hoje, de fato, é que o Renault Twingo retornará em 2025 como um carro puro e exclusivamente elétrico, baseado em uma plataforma dedicada a EVs e desenvolvida pela Ampere, a unidade de negócios criada para projetar, desenvolver e produzir os EVs do Grupo. Mas o que vai encantar aqueles que adoravam o pequeno carro francês é seu estilo: o pequeno carro de Lausanne voltará como um pequeno MPV. 

 

O passado retorna

Nos últimos tempos, a Renault tem se empenhado em uma grande operação de nostalgia, primeiro tirando a poeira do Renault 5, que deve retornar como um carro elétrico em 2024, e do Renault 4, que seguirá o mesmo destino. Como diz o ditado, não há dois sem três e, nesse caso, o "três" é o Renault Twingo.

Um retorno que reinterpreta a forma da primeira geração, com uma pequena carroceria MPV e linhas suaves acompanhadas por elementos requintadamente modernos, como as luzes de LED, cujo design ecoa o do Twingo original em sua totalidade. Depois, há o logotipo no centro do capô dianteiro, substituído por uma pequena tela OLED. É uma aposta segura que isso não estará presente na versão padrão.

Versão de série? Sim, porque o Twingo que estreou hoje no Capital Day dedicado a Ampere é apenas um conceito. Mas atenção: as formas permanecerão inalteradas. Nesse caso, seu status de protótipo significa que não há informações mecânicas. Sabemos apenas que a plataforma será a nova Ampere A, desenvolvida internamente e dedicada exclusivamente a modelos 100% elétricos. Nada de filosofia multi-energia, como fazem os modelos de outros grupos.

 

Preço de ataque  

O fato mais interessante, no entanto, diz respeito ao preço do novo Renault Twingo: uma vez no mercado, falamos de 2025, ele custará menos de 20.000 euros. Para fins de comparação, a geração atual começa em 24.050, e o Clio em 17.250.

Baseado, como mencionado, em uma plataforma totalmente nova chamada "definida por software", em que o software e o hardware estarão interligados e as atualizações OTA serão dedicadas não apenas ao infoentretenimento, mas a todos os aspectos do carro, o novo Twingo promete um consumo médio de 10 kWh por 100 km. A autonomia não foi declarada, nem o desempenho.

Ele fará uso maciço de materiais reciclados e recicláveis, usará 50% menos materiais do que um SUV elétrico atual e emitirá 75% menos CO2 em seu ciclo de vida do que um carro médio vendido atualmente. Por fim, será o primeiro carro elétrico da Renault a integrar a funcionalidade Vehicle to Grid (V2G) para alimentar a rede de energia em determinados momentos, escolhendo de forma autônoma o melhor momento para recarregar as baterias.

 

O que é Ampere?

O novo Renault Twingo será, portanto, um projeto Ampere. Mas do que se trata? É um dos pilares da Renaulution assinada por De Meo, a nova divisão (operacional a partir de 1º de novembro de 2023) do Grupo Renault dedicada ao design, engenharia, produção e venda de elétricos e software. Uma unidade de negócios que desenvolverá as plataformas AmpR Small e AmpR Medium dedicadas a carros movidos a bateria para os segmentos B (pequeno) e C (compacto). 

 

Video