Porsche terá novo SUV a combustão no lugar do Macan

12/03/2025 16:40 || Atualizado: 12/03/2025 16:40

Novo modelo pode ser mais uma parceria entre a marca e a Audi, como a dupla Macan/Q6

Apesar dos puristas não gostarem dos SUVs da Porsche, o Macan sempre teve um papel importante dentro da marca alemã. Com boas vendas desde seu lançamento - no total, foram 800.000 unidades foram vendidas até o momento - o modelo sempre foi uma base sólida de lucros para que a marca pudesse fazer outros carros mais entusiastas.

Apesar disso, o Macan se despede aos poucos. Na Europa, ele já deu seu adeus por causa das novas regulamentações de segurança cibernética e, em 2026, o modelo de primeira geração será descontinuado globalmente. Apesar dos rumores de um novo Macan com motores a gasolina, a marca de Stuttgart diz que isso não acontecerá.

"Para tornar o Macan melhor em todos os sentidos, a Porsche decidiu desde o início eletrificar totalmente a linha do modelo. A Porsche mantém essa decisão. Assim que os modelos com motor a combustão de mesmo nome forem eliminados, o Macan será vendido exclusivamente como um modelo totalmente elétrico, em todo o mundo."

E o que isso significa? Quando o Macan com motor a combustão sair de linha em 2026, ele deixará o mercado definitivamente. Na declaração divulgada hoje, a Porsche deixa claro que seu menor SUV nunca mais terá motores a combustão.

Essa decisão nos pegou de surpresa. Em novembro passado, o diretor financeiro Lutz Meschke não descartava a possibilidade de lançar versões a combustão de modelos que deveriam ser puramente elétricos.

"No momento, estamos analisando a possibilidade de os veículos totalmente elétricos originalmente planejados terem um acionamento híbrido ou um motor a combustão. No momento, estamos no meio da tomada de decisões conceituais. O que está claro é que vamos continuar com o motor a combustão por muito mais tempo."

Essa hipótese parecia ainda mais forte após a Porsche anunciar, há pouco mais de um mês, que faria "gastos adicionais significativos" para investir em motores a gasolina e motorizações híbridas. Agora sabemos que parte desse investimento deve ser destinada ao desenvolvimento de um novo SUV, independente do Macan. A marca de luxo alemã, parte do Grupo Volkswagen, está "avaliando uma linha de modelos própria no segmento de SUVs com motores a combustão e híbridos".

No entanto, mesmo que receba sinal verde, o novo SUV a gasolina deverá ser lançado apenas no final da década. Outros detalhes incluem um design inédito, mas com "o perfil característico da Porsche". A empresa também menciona que o modelo "se beneficiaria de sinergias", o que sugere uma possível relação com outro produto da VW para reduzir os custos de desenvolvimento.

Video