Tarok: VW confirma sinal verde de nova picape rival de Montana e Toro
20/10/2023 09:06 || Atualizado: 20/10/2023 09:06
Agora não é mais especulação: a Volkswagen deu sinal verde para o projeto da inédita picape de porte de Montana e Toro. Com cabine dupla e quatro portas, tomará como base o conceito Tarok apresentado em diversos salões do automóvel pelo mundo.
A Volkswagen afirmou com todas as letras a retomada do projeto para seus concessionários, ilustrando a decisão com imagens da Tarok, e que terá a esperada picape. O projeto, totalmente desenvolvido no Brasil, apareceu pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Com a pandemia, o projeto foi congelado.
Em 2021, na Argentina apurou que o projeto voltaria e a picape seria produzida na fábrica argentina em General Pacheco no início de 2025. Naquele momento, a informação era de a inédita picape usaria a plataforma modular MQB na versão A1, a mesma que serve de base para o SUV médio Taos, também feito na Argentina. Isso permitiria o compartilhamento da linha de montagem com o utilitário esportivo.
No entanto, a decisão de manter a atual geração da Amarok com facelift na mesma unidade tirou qualquer possibilidade de produção no país vizinho. "A picape compacta Tarok é um belo projeto, mas fazê-lo hoje na Argentina é impossível. Estamos trabalhando na fábrica de Pacheco com capacidade total, devemos construir um terceiro andar de produção. Hoje é humana e tecnicamente impossível. Isso poderia ser feito no Brasil? Talvez talvez", disse Pablo Di Si.
Isso colocou o Brasil novamente como primeira opção para a produção da nova picape. O desafio da engenharia agora é projetar a nova picape em uma plataforma que já esteja sendo produzida no Brasil, provavelmente a mesma do T-Cross. Nenhuma informação técnica ou posicionamento foi revelada nesta nova confirmação, mas tudo indica que esta mudança implicará em uma picape ligeiramente menor do que o conceito Tarok apresentado anteriormente.
Fato é que esta nova picape está confirmada, sua produção deve começar em 2025 e contará com opções híbridas.