Telo MT1, a mini caminhonete elétrica que faz de 0 a 100 km/h em 4s

10/03/2025 08:09 || Atualizado: 10/03/2025 08:09

Compacta, potente e inovadora, a Telo MT1 promete até 560 km de autonomia

Hoje, já não é segredo que o futuro dos veículos elétricos não está nos sedãs de luxo de sete dígitos. O que importa agora são opções acessíveis com baterias para atender a necessidades mais específicas. Algumas startups interessantes estão começando a aproveitar esse momento.

A Telo Trucks, com sede na Califórnia, é um dos exemplos mais notáveis dessa tendência. A caminhonete MT1 foi projetada para ser a alternativa aos modelos grandes e caros que dominam esse segmento. Seu tamanho é comparável ao de um Mini Cooper e seu preço, cerca de R$ 242.000 (US$ 42.000), antes de incentivos. Como o Motor Trend relatou recentemente, os financiadores e conselheiros da empresa incluem Martin Eberhard e Marc Tarpenning, fundadores originais da Tesla, o veterano da Nissan e Aston Martin, Andy Palmer, e outros.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar um design legal e um site moderno, mas a Telo Trucks MT1 acaba de alcançar um marco importante: o protótipo totalmente funcional da caminhonete entrou em fase de testes nas ruas, como anunciado pela fabricante nesta semana.

"A Telo Trucks está criando uma nova categoria de caminhonetes, atendendo a uma necessidade significativa do mercado por sustentabilidade, tamanho e funcionalidade, tanto para consumidores quanto para frotistas", afirmou a empresa em comunicado. "Essas características, no tamanho de uma caminhonete mini, só são possíveis com um veículo elétrico."

Se a Telo conseguir entregar as especificações prometidas, a MT1 será, de fato, uma oferta impressionante no mercado. Além do design inovador, com várias configurações diferentes, portão traseiro e "túnel de equipamentos" no estilo da Rivian, a MT1 contará com opções de bateria de 77 ou 106 kWh, carregamento rápido DC de até 250 kW, aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundose até 560 km de autonomia. A Telo também está mirando em uma capacidade de carga de até 907 kg e capacidade de reboque de 3.000 kg, tornando a MT1 ideal para transportar equipamentos urbanos menores, ao invés de substituir caminhonetes pesadas como a Ford Super Duty.

A empresa tem razão ao afirmar que os veiculos elétricos tornam essa ideia possível, algo que os motores a combustão provavelmente não conseguiriam. O design da MT1 é compacto e quadrado, com as rodas quase nos cantos, e maximiza o espaço interno—algo comparável a uma Toyota Tacoma, segundo a empresa. Além disso, a Telo utiliza materiais sustentáveis, como cortiça biodegradável.

"Projetamos o futuro do transporte utilitário, maximizando cada centímetro para proporcionar conforto sem comprometer o desempenho ou a capacidade", disse o designer Yves Béhar. "A Telo oferece mais recursos, espaço e praticidade do que qualquer outro veículo nas ruas hoje."

Por enquanto, a Telo Trucks está recebendo ajuda da empresa de veículos elétricos sob demanda Aria Group para a produção do protótipo, e sua equipe ainda é bastante pequena. A empresa também usa um pacote de baterias proprietário, projetado para economizar mais espaço do que a maioria dos EVs. A Telo afirma que continuará os testes de segurança e durabilidade com a MT1 antes de iniciar a produção limitada ainda neste ano.

Será que a Telo Trucks conseguirá alcançar seu objetivo? Essa é sempre a pergunta para qualquer startup automotiva; afinal, a indústria tem um cemitério cheio de tentativas fracassadas, e a economia atual não é exatamente amigável para startups que exigem grandes investimentos. Mas, especialmente no mercado americano, os consumidores estão em busca de opções mais acessíveis, e se a MT1 cumprir o que promete, pode conquistar um público que ainda não é atendido por marcas mais consolidadas.

Video