Volkswagen estuda criar Golf R Clubsport como a versão definitiva do hatch

11/06/2024 09:41 || Atualizado: 11/06/2024 09:41

Ele teria mais potência, menos peso e uma suspensão ajustada se fosse aprovado para produção

A Volkswagen está atualmente desenvolvendo um Golf R Clubsport ainda mais rápido. Ainda é muito cedo para saber se ele entrará em produção, pois ainda precisa da aprovação da diretoria da VW, mas poderá se tornar a versão mais extrema do hatch já feita pela fabricante, caso seja realmente produzido. 

Martin Hube, um porta-voz da Volkswagen, disse à Road & Track que a empresa está trabalhando em uma "versão mais voltada para a pista" do Golf. No entanto, ele não entrou em detalhes sobre como a empresa conseguiria isso. O Golf GTI Clubsport traz algmuas mudanças mecâncias como ajustes na geometria da suspensão e redução de peso, o que deve ser aplicado também na nova configuração.

O Golf GTI Clubsport vem com o motor 2.0 turbo EA888 de quatro cilindros da Volkswagen, que produz 300 cv de potência e 40,8 kgfm, pode ser um pouco mais potente na versão inédita. Podemos lembrar do Golf R da geração passada, que teve uma variante de 333 cv, então é possível elevar a potência para algo próximo. Ele vem com uma transmissão DSG de dupla embreagem e 7 marchas.

O GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundo e a velocidade máxima é de 250 km/h, podendo ser elevada para 267 km/h com a adoção do pacote Race. É possível que o R Clubsport já venha com o limite de velocidade maior.

Por melhor que o R Clubsport pareça no papel, ele ainda precisa da aprovação dos membros da diretoria da empresa antes de entrar em produção.

 

Video