BMW lança a nova R 1300 R com 145 cv; veja os detalhes

15/04/2025 10:08 || Atualizado: 15/04/2025 10:08

Roadster bávara ganha novo impulso com um ajuste fino radical para o motor compartilhado com a R 1300 GS

A BMW revelou a nova R 1300 R na Europa. A moto vem com um conceito revisado que dá novo vigor ao clássico boxer, compartilhado com a R 1300 GS que é fabricada no Brasil. Trata-se menos de evolução e mais de um ajuste fino radical nos lugares certos: mais potência, mais precisão, mais presença.

No centro está o novo motor boxer de 1300 cm³, que, com 145 cv de potência e 15,2 kgfm de torque, é a versão de série mais potente da história da BMW com este tipo de propulsor. O limite de rotação chega a 9.000 rpm, com elasticidade total a partir de rotações médias - o propulsor revisado se beneficia de novos cilindros, novo virabrequim e sincronismo modificado. Isso proporciona uma potência maior sem sacrificar a suavidade de funcionamento. A tecnologia ShiftCam com controle variável de válvulas ajuda sob carga total e também no modo Eco, quando a autonomia máxima é necessária.

O chassi também foi completamente repensado. Uma estrutura de chapa metálica feita de aço e uma estrutura traseira de alumínio fundido garantem maior rigidez e um layout mais compacto. A nova suspensão paralever EVO na traseira e um garfo invertido na dianteira proporcionam mais precisão e estabilidade, especialmente durante a frenagem. Aqueles que preferem uma condução mais esportiva podem optar pela versão Performance com suspensão esportiva especial.

O manuseio foi visivelmente aprimorado graças às rodas mais leves e a uma maior concentração de massa em torno do centro de gravidade. Como resultado, a nova R 1300 R é mais ágil sem ficar nervosa. A suspensão eletrônica DSA está disponível como opcional, que não só ajusta o amortecimento, mas também a razão elástica da mola - a primeira em motocicletas de produção.

A ergonomia da Roadster também foi aprimorada: os apoios para os pés estão posicionados mais para trás e o guidão que é mais plano. Isso resulta em uma posição de assento mais projetada para frente, que pode ser suavizada pelo guidão conforto ou por diferentes bancos, oferecidos como opcionais. A altura do assento começa em 785 milímetros, de modo que a motocicleta permanece acessível mesmo para motociclistas mais baixos.

Em termos de itens de série, a nova R 1300 R está à altura da marca. Três modos de pilotagem estão disponíveis como padrão, com mais dois disponíveis no pacote Pro. O controle de freio motor MSR ajuda a estabilizar as reduções de marcha. Um assistente de troca de marchas opcional assume todo o trabalho da embreagem quando solicitado, incluindo a troca automática de marchas. Se quiser, você ainda pode fazer as mudanças manualmente com o pé.

O design da iluminação se destaca com seus faróis octogonais de LED. A iluminação de curva adaptativa está disponível como opcional, que ilumina a estrada onde a motocicleta está realmente trafegando. Outros artifícios técnicos, como o controle de cruzeiro adaptativo, um sistema de aviso de colisão frontal e um módulo de navegação desbloqueável eletricamente tornam a roadster adequada para passeios - sem torná-la muito macia.

Visualmente, a R 1300 R continua sendo uma autêntica roadster com uma atitude de ataque. O novo design mostra bordas claras, a linha de pilotagem parece mais compacta e a traseira mais curta. Quatro variantes do modelo atendem a diferentes gostos, do clássico ao orientado para o desempenho.

Em suma, a nova BMW R 1300 R apresenta-se como um pacote geral coerente para todos aqueles que gostam de pensar com a frente ao pilotar - e que valorizam a dinâmica, a tecnologia e a adequação ao uso diário. Não se trata de uma revolução, mas de uma afirmação claramente afiada em dois cilindros.

 

Video