Veículo Plug-in ou Elétrico? Descubra a melhor opção

05/08/2023 13:12 || Atualizado: 05/08/2023 13:12

Veículo Plug-in ou Elétrico? Descubra a melhor opção

O que é melhor, veículo plug-in ou elétrico? O mercado de opções contrárias aos motores de combustão está cada vez ganhando mais espaço no Brasil. E agora você irá aprender as principais diferenças; confira!

 

O que é um veículo híbrido?

Para definirmos a melhor opção entre veículo plug-in ou elétrico, é preciso entender cada um dos termos. Nesse sentido, os carros híbridos trazem uma mistura de dois motores, à combustão e à eletricidade, com o equilíbrio das propulsões.

O veículo híbrido, conhecido também como HEV, trata-se de um carro com os dois motores, à combustão e à eletricidade. Os híbridos não precisam ser carregados na tomada, visto que a bateria do motor elétrico pode ser recarregada pelo motor elétrico ou pela energia da frenagem.

No geral, os veículos híbridos utilizam o motor elétrico para sair da inércia na hora que o motorista liga e o motor à gasolina no momento em que o carro pega certa velocidade. Em situações de ainda maior potência, os dois motores trabalham em conjunto.

O mercado de carros híbridos no Brasil conta com uma série de modelos que vêm ganhando popularidade, como o Toyota Crolla Cross o CAOA Cherry Tiggo 5 tratam-se de boas versões para o dia a dia.

 

O que são os híbridos plug-in?

O híbrido plug-in, também chamado de PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), também utiliza dos motores elétrico e à gasolina. Porém, a diferença é que o motor à combustão não alimenta os componentes elétricos, pedindo a recarga na tomada.

Isso porque a bateria do híbrido plug-in é maior do que o HEV, visto que o veículo entrega uma potência ainda mais forte. Com isso, os veículos conseguem rodar mais e mais rápido apenas com o motor elétrico, ganhando ainda mais em economia.

Os novos modelos dos híbridos plug-in conseguem entregar uma autonomia próxima dos 50km, mesmo em alta velocidade. Nesse sentido, um bom exemplo são os novos veículos da Volvo.

 

Como funcionam os veículos elétricos?

O carro elétrico é alimentado totalmente pelo motor elétrico. Nesse sentido, não conta com nenhum componente do motor à combustão. Logo, os veículos não utilizam o combustível fóssil para nenhum processo.

Dessa maneira, os carros são fabricados e funcionam totalmente com o motor elétrico, precisando da eletricidade para rodar em qualquer lugar. Por sua vez, os motores são alimentados por baterias de alta tensão.

Logo, os veículos elétricos sempre precisam de recarga, visto que não têm outra forma de alimentação. A autonomia e o tempo de recarga dependem muito de cada modelo.

 

Veículo Plug-in ou Elétrico?

A diferença entre os veículos plug-in e elétrico é bem evidente. O híbrido plug-in tem um motor à combustão, mesmo que a parte elétrica também solicite o carregamento na tomada. Os carros também alternam entre os motores, sobretudo após o descarregamento do elétrico.

Já o veículo elétrico não tem nenhum motor à combustão, contando exclusivamente com o motor elétrico para o funcionamento. Obrigatoriamente o carro precisa ser carregado na tomada.

Os preços também são bem diferentes, visto que os veículos elétricos são mais caros, chegando próximo aos 300 mil reais nos melhores modelos. Além disso, o veículo elétrico também pede o carregamento constantemente, não tendo outra opção para funcionar.

Logo, a decisão vai depender de um cálculo do próprio comprador. O veículo elétrico traz as vantagens da economia de combustível, mas pede mais carregamento. Por sua vez, o veículo híbrido é mais barato, mas ainda pede o uso da gasolina.

Video